Portal da Prefeitura Municipal de Una - Pagina Inicial

Informações Geográficas

Economia Agrícola

A agricultura é a prática econômica que oferece sustentabilidade ao município, sendo diversificada em Cacau, Seringa, Pimenta do Reino, Cravo da Índia, Dendê, Coco da Baía, Maracujá, Mangustein e o cultivo de açaí. No município vem sendo desenvolvido o empreendimento para a construção de uma fonte de energia renovável.

Turismo O turismo é também uma forte fonte de riqueza do município, contando com praia ainda virgem ao deleite humano. Em Una está situado um hotel cinco estrelas, que conta com um sofisticado campo de Golfe e o maior aeroporto privado da America Latina. Una tem as praias de Itapororoca, Lençóis, Ilha de Comandatuba e Praia de Independência. No município é possível observar a fauna e a flora ainda intocada pela mão humana. A Reserva Biológica de Una fica localizada há pouco mais de 15 km da sede do município, podendo ser encontradas onças pintadas e a família de primatas a exemplo do Mico Leão de Cara Dourada. Telefonia O município conta com os serviços de quatro operadoras telefônicas, sendo que a TIM e OI funciona apenas no distrito de Comandatuba. O Sistema de água é fornecido pela EMBASA e o de energia pela COELBA. Órgãos Públicos A Comarca de Una possui um Juiz de Direito, um promotor de Justiça, três oficiais de cartório, quatro escreventes, um avaliador judicial e um administrador e fica Localizado na entrada da cidade, sentido norte, no bairro Sucupira. Una dispõe de uma Guarda Municipal, além de dispor dos serviços da Polícia Civil e Polícia Militar, todos situados na Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida A Câmara de Vereadores de Una é composta por nove vereadores: Evanilda Rocha Andrade (PMN) Nara Santos Muniz (PHS), Maria Madalena Fermo Birschner (PP), Julival Araújo de Mendonça (PP), Nilton Nogueira da Silva (DEM), Arimar Mota Sena (PTdoB), Romualdo Cardoso do Nascimento (PTdoB), Itanael de Goés Santos (PHS) e Juvenal Trindade (PRP). Feriados municipais As principais festas do município ocorrem no dia 02 de agosto (Emancipação Política), ocorrendo uma Micareta e 24 de Junho (São João) que ocorre no distrito de Colônia. Ademais são realizadas festas religiosas de São Sebastião em Comandatuba, Senhor do Bonfim em Outeiro e Santo Antonio em Pedras de Una. Esses dias são decretados feriados municipais.A marca do Governo

A marca oficial do Governo Nova Visão, Novo Tempo foi idealizada por Renê Sampaio Medeiros e traçada por Joabes Soares, dando significado a parte econômica do município e estrutural da cidade. Os ícones representam o Turismo, a Agricultura e a Indústria e Comércio, já os traços arquitetônicos são vistos dentro do centro urbano da sede do município, que foi projetado em três partes. Na Avenida David Fuchs, até a praça Dr. Manoel Pereira de Almeida está a primeira etapa, já a partir do Grupo Escolar André Rebouças até a entrada da Rua 1º Travessa 1º de Maio, representa a outra parte e a partir da Praça da Promessa, antigo sobradinho até o escritório local da CEPLAC, representa a terceira parte da cidade.


Última atualização: 22/09/2019 18:20