Portal da Prefeitura Municipal de Una - Notícia

Prefeitura de Una realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

27/03/2019 12:09:00    Fonte: Ascom PMU

A Prefeitura Una, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), a 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. O evento será realizado a partir das 7h, no Colégio Anísio Teixeira, no bairro do Sucupira. O evento é destinado a gestores, trabalhadores da Saúde, usuários do SUS, prestadores de serviço e população em geral.

A programação inclui a palestra ”Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, que será ministrada pela médica e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Adélia Maria Carvalho. Adélia possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialização em Medicina Social Sob a Forma de R pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia.

A conferência é um espaço democrático de construção de políticas de saúde envolvendo o governo, os profissionais de saúde, os prestadores e os cidadãos usuários com o objetivo de discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de saúde, aprovar diretrizes para as políticas de saúde, além de eleger os delegados para a conferência estadual de Saúde.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes.

Confira a programação:

7h – Credenciamento

8h – Abertura / Composição da Mesa

9h – Palestra oficial: Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade

10h – Leitura e aprovação do regimento interno

10h30 – Intervalo

10h45 – Abertura dos trabalhos em grupo

12h – Intervalo para almoço

14h – Retorno dos trabalhos em grupo

15h30 – Fim dos trabalhos em grupo e entrega das propostas aprovadas

16h – Apreciação e votação das propostas na Plenária Final / Apreciação e votação das Moções

17h – Eleição dos delegados para Conferência Estadual de Saúde